ALIMENTAÇÃO

 
DICAS SOBRE ALIMENTAÇÃO E MANEJO COM ALIMENTOS PARA CALOPSITAS
Primeiramente, gostaria de repassar alguns cuidados básicos relativos à higienização e manuseio com os alimentos a serem fornecidos para as calopsitas. Os comedouros devem ser limpos diariamente evitando proliferação de fungos e bactérias. Quanto ao manuseio dos alimentos, o criador deverá ficar sempre atento quanto à validade, acondicionamento e aparência dos alimentos. Nunca deixar o alimento em contato com umidade ou vasilhames sujos, bem como expostos diretamente ao sol, pois certamente irá estragar (perder) e se ministrado para ave, fatalmente causará prejuízos à sua saúde, podendo chegar até mesmo a óbito. Evitar oferecer alimentos advindos de locais desconhecidos, haja vista o iminente risco de contaminação por agrotóxicos. Preferir sempre produtos específicos e devidamente embalados, ou, em segunda hipótese, conhecer e investigar sobre a origem dos alimentos vendidos a granel.

Alimentos proibidos:
Alimentos como: alface (provoca diarréia), agrião (irrita mucosas do estômago e do intestino) principalmente em psitacídeos, fermentados em geral (pão, pão com café, bolo, etc), leite (as aves são desprovidas da enzima responsável pelo processamento do leite), álcool, café, chocolate, pêssego, cereja, figo, amêndoas, sementes de maçã, abacate, azaléia, begônia, cogumelos, cebola, ervilhas, salsinha, cebolinha, scheflera, abricó, eucalípto, feijão de fava, lírio, comigo ninguém pode, prímula, açafrão, fumo, jasmim, samanbaia, caroço de pêssego e caroço de ameixa.

Como para todo ser vivo, a alimentação balanceada e com qualidade certamente oferecerá para ave tudo de que ela precisa para a completa saúde da Calopsita, equilibrando-se  as vitaminas e nutrientes necessários ao desenvolvimento satisfatório da ave.

Alimentos indicados:
As calopstas alimentam-se de frutos, sementes e até insetos, principalmente em seu habitat natural. Já em cativeiro e nos criadouros são servidos basicamente sementes, ração e verduras, além de alimentos estrusados.

Quanto aos alimentos estrusados, apesar de ser indicado por alguns criadores, não recomendo o abandono completo das sementes (alimento natural) apesar de fazer uma certa sujeira (tanto nas fezes como palhas espalhadas pela gaiola e local), haja vista que os alimentos estrusados são fabricados (industrializados). Faz parte da natureza das calopsitas e aves em geral alimentarem-se de sementes (sempre acessível nas lojas do ramo), porém, vai que de uma hora para outra o fornecedor daquele alimento estrusado pare de fabricá-lo e seu(s) pássaro(s) esteja(m) acostumados somente com aquele alimento. Por isso é muito bom diversificar ao máximo, quer pela saúde, quer pela segurança na alimentação da calopsita.

Particularmente, gosto de oferecer sementes variadas, estrusados, verduras, farinhada juntamente com ovos, minerais, etc, sendo todos facilmente encontrados em lojas do ramo.

Toda calopsita deve alimentar-se, diariamente, de mistura de sementes composta na proporção de 20% de alpiste, 15% arroz com casca, 10% de aveia, 50% de painço, 5% sementes de girassol. Também oferecer de uma a duas vezes por semana verduras e frutas conforme relação e sugestão apresentados abaixo:

Maçãs ou pêras sem sementes, mamão, com as sementes, banana com casca, melancia com as sementes, couve (à vontade), jiló, cenoura, beterraba, folhas de cenoura, folhas de beterraba, abobrinha, rúcula, brócolis, couve-flor (todos de preferência sem agrotóxicos e crus). Também poderá servir alimentos sempre cozidos como milho verde, sementes de abóboras (semi-torradas), batata doce, etc. Tomar cuidado com as sementes da maçã, pois contém substância tóxica para aves.

FARINHADA (RECEITA)
 Também poderá ser servida diariamente farinhada composta de 4 pacotinhos de milharina, 01 lata neston 400 gr, 01 lata mucilon arroz 400 gramas, 01 gérmem de trigo 500 gramas, 01 farinha de aveia 250 gramas e
01 farinha de rosca 500 gramas. De posse dos ingredientes, misturar tudo. Toda vez que for servir para as calopsitas sempre acrescentar um ovo amassado na proporção de
duas colheres de sopa bem cheias de farinhada (misturar e amassar bem com uma colher até que fique tudo completamente agregado).

CÁLCIO
Todo criador também não poderá deixar de fornecer cálcio na alimentação diária das suas calopsitas, por ser muito importante para a sua saúde, sendo facilmente encontrado nas lojas do ramo, conhecidos como Osso de Siba ou Blocos de Cálcio. Particularmente, não gosto muito de blocos de cálcio, pois segundo pesquisei, alguns contem gesso e podem prender o intestino da ave, prefiro usar Cartilagem de Tubarão que é facilmente encontrada nas lojas do ramo e bem aceita pelas aves.

RAÇÕES
Também existem várias rações que podem ser fornecidas como complemento alimentar, devendo sempre escolher embalagens que tem tradição no mercado, além da indicação de criadores experientes. Prefira rações embaladas a rações que são vendidas a granel, pois o risco de desenvolver fungos e contaminação é bem maior, e, fatalmente comprometerá a saúde da calopsita.

ÁGUA
Neste item, sempre ouço alguém falar que sua calopsita morreu de sede ou afogada, porém existem outras formas de aniquilar a sua calopsita, pois bebedouros sujos são importantes e fatais vetores de contaminação para as calopsitas, portanto, se você gosta mesmo de sua criação, mantenha água sempre (SEMPRE) limpa e natural nos bebedouros (trocar de 02 a 03 vezes ao dia), além de sempre (SEMPRE) lavá-los corretamente com a utilização de bucha e sabão neutro, enxaguando-os completamente.
Impedir sempre que sejam colocados recipientes contendo água perto de calopsitas soltas, pois se caírem na “piscina” fatalmente não conseguirão sair e morrerão. Deixar os vasos sanitários sempre com a tampa fechada, principalmente se a calopsita utilizar o banheiro como quarto para dormir (alto índice de mortes de aves em vasos sanitários, baldes, piscinas e tanques)